terça-feira, 21 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI


QUE GOSTOSO...VEM UM FERIADÃO AÍ HEM?


Photobucket


Mas, o que exatamente significa isso e por que esse feriado não é comemorado sempre no mesmo dia, em todos os anos?Vamos entender um pouquinho.


No feriado de Corpus Christi católicos fiéis do mundo todo celebram o “Corpo de Cristo”.

Photobucket


A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.


Photobucket


A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
De acordo com a Igreja Católica, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”,
ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.
Além da missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão. Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão.
Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído.
Vamos ser solidários ajudando nos enfeites das ruas e acompanhar a procissão.Rezar com fé e bom feriado.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket


MAS VAMOS APROVEITAR TAMBÉM PARA CONFECCIONARMOS TRABALHOS MANUAL.
VOU DEIXAR PARA VOCÊS MAIS UM PASSO A PASSO FEITO COM FILTRO DE CAFÉ.
SE VOCÊ NUNCA FEZ,TENTE,É FÁCIL O RESULTADO É MARAVILHOSO.SEI QUE GOSTA DE RECEBER ELOGIOS ASSIM COMO EU.

Photobucket


Photobucket


Materiais:filtro de café usado,papel crepom verde ou marron,arame fino para as folhas,arame grosso para os cabos,cola,alicate,tesoura comum e de picotar,linha de pipa,algodão para miolo,jornais para forrar,,vasilhas descartáveis para colorir,tintas para flores ou tinta piloto,àlcool para dissolver as tintas,moldes das folhas e das pétalas.

Photobucket


Corte as pétalas e as folhas.Dissolva várias cores de tintas no àlcool e tinja as pétalas e as folhas.Faça as cores parecerem o mais natural possível.Seque sobre o jornal...Use luvas de plastico protegendo as mãos .Selecione as cores semelhantes para montar as rosas.Se você preferir pode comprar em lojas especializadas as tintas já prontas.

Photobucket


Corte as pétalas de acorco com a quantidadde de rosas.
Para montar as folhas, junte três follhas duas vezes e amarre.Use a cola, enrole o papel crepon sobre a linha para cobrir o cabo.


Faça 20 pétalas,06 folhas,cortando-as com a tesoura de picotar,01 cálice para dar o acabamento,01 arame grosso para o cabo,06 arames finos para as folhas.
Agora você vai juntar 03 ou 04 pétalas,amarra e cole para cobrir o miolo.

Photobucket


As primeiras pétalas você vai bolear para dentro e as restantes você vai bolear para fora .Vai amarrar as outras de duas em duas até terminar.Logo em seguida ancape uma parte do cabo e cole o cálice.Amarra as folhas,continue encapando até o final,para encerrar passe um pouquinho de cola para não soltar.

Photobucket


Nooooooossa...viu o resultado? Tente fazer você vai conseguir.
Coloque-as em um vaso para ornamentar sua casa ou faça um ramalhete e dê de presente para alguém que você ame.

Photobucket


"O PÃO É UM SÓ, ASSIM NÓS, EMBORA MUITOS, SOMOS UM SÓ CORPO“.


Este cálice é a Nova Aliança em meu nome. Lc. 22,20
Tomai e comei, isto é o meu corpo. Mt. 26,26


COM CARINHO.
EDIL PONTES.

2 Comments:

elenaroque said...
Este comentário foi removido pelo autor.
elenaroque said...

Que informação interessante... Vou pesquisar seu blog todos os dias. Abraços

 
©2007 Edil Pontes Por Jackelyne Pontes