terça-feira, 9 de agosto de 2011

CROCHÊ.


Olá amigas crocheteiras.
Como o crochê é uma paixão das artesãs, vou falar um pouquinho da sua origem e postar alguns trabalhos lindos,úteis e muito fáceis de executar.
Espero que gostem pois muitas vezes somos artistas na arte da cofecção e pouco sabemos da sua origem .


CROCHÊ , UMA MARAVILHOSA ARTE.


Sabemos que o crochê é uma arte maravilhosa, mesmo assim ninguém sabe ao certo a origem do crochê ou onde e quando começou a ser executado.
A palavra vem de croc, ou o crochê, a palavra francesa media para o gancho, a velha palavra dos nórdicos para o gancho é krokr.
A americana Annie Potter, especialista na ?arte moderna do verdadeiro crochê? como o conhecemos hoje, diz que ele foi desenvolvido durante o seculo XVI.
Na França conhecia-se como ?corado do crochet? e na Inglaterra como ?cordão de corrente?; também foram encontrados verdadeiros exemplos desta arte entre os descendentes dos indios da Guayana em 1916.
A escritora e investigadora, Lis Paludan da Dinamarca, que limitou sua busca da orígem do crochê na Europa, chegou as seguintes conclusões:
- O Crochet originou-se na Arabia, extendendo-se ao este até o Tibet e ao oeste até a Espanha, de onde siguiu pelas rutas comerciais árabes a outros países mediterráneos.
- A evidencia mais antiga do crochê veio da América do Sul, lugar onde uma tribo primitiva foi vista utilizando adornos de crochê em ritos da pubedade.
- Na China, encontraram-se antigas bonecas tridimensionais trabalhadas em crochê; o amigurumis é uma técnica de origem japones que consiste em tecer pequenos bonecos de crochê.
Os amigurumis tomam principalmente a forma de animais adoraveis como ursinhos, coelhos, gatos ou cachorros, mas tambem costumam criar outros bonecos com formas antropomórficas e inclusive acesorios como bolsas ou pequenas carteiras para carregar moedas.
Paludan diz que existe ?evidencia convincente? do quanto é velha a arte do crochê e de onde veio; de todas formas mesmo sendo quase impossivel encontrar evidencias sobre esta arte na Europa antes de 1800, muitas fontes indicam que o crochê foi conhecido posteriormente ao 1500 em Italia sob o nome de ?trabalho da freira?ou de ?cordão da freira? , pois era trabalhado por elas para os textis da igreja.



Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket

Photobucket

Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Viram como o crochê cabe em qualquer lugar e situação?
Para bebê,para o cabelo,como acessórios:pulseiras,colares e brincos, ainda dependendo da sua criatividade.
Sei que irão gostar.



Com carinho.
Edil Pontes.


3 Comments:

ÖRGÜÇANTAM said...

süperrrrrrrrrr süper.
çok güzeller.

elenaroque said...

Muitas novidades com o crochê... Amei todas as peças, e senti vontade de fazer... Vou iniciar pelo porta-xícara... Depois bijuterias...Tudo muito lindo... Parabéns pela idéia!

Clemilde said...

Olá Edil!
Adorei estas ideias de crochês.
Um ótimo domingo.
Beijos

 
©2007 Edil Pontes Por Jackelyne Pontes