quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ponto Cruz.


Nesta postagem vou falar sobre o PONTO CRUZ,que também é um dos trabalhos muito solicitados na LOJA ARTE ÍNDIA.
Gostamos muito de bordar.


O que é o "PONTO CRUZ".


Ponto cruz é um trabalho muito fácil e que exige pouca habilidade no manuseio com a agulha e com a linha para aprender a bordar.
Os gráficos que auxiliam na execução do trabalho ,seja nas revistas brasileiras ou estrangeiras possuem um símbolo ou número para cada cor de linha, é universal. É só ter em mãos, a linha, a agulha e o tecido de trama simétrica.
Deve o iniciante começar por um gráfico pequeno.


O que são os "GRÁFICOS".


Cada quadrado do gráfico representa um espaço onde deverá ser feito um ponto de cruz. O símbolo mostrado no quadrado especifica a cor a ser usada e é mostrado na lista de símbolos de cores. Os fabricantes usam números para representar as cores. Elas são universalmente iguais, por isso, o resultado sempre sai perfeito.

E os "TECIDOS"?


É usado o "etamine", o "cânhamo" e o "linho" para bordar o ponto cruz. Por definição, estes tecidos são feitos com a mesma quantidade de fios na horizontal e na vertical . O ponto cruz é feito na intercessão dos fios. Pelo fato de o número de fios em cada direção ser igual, cada ponto de cruz será do mesmo tamanho e, perfeitamente quadrado (exceto no "linho").

E os "FIOS"?

O mais usado de todos os fios para bordar o ponto de cruz é a linha de algodão com seis fios, que no mundo inteiro é conhecida como mouliné. Ela pode ser dividida em um, dois ou mais fios ao mesmo tempo. A maioria dos gráficos traz listadas as referências de meadas Anchor e DMC.


E as "AGULHAS"?


Tem as agulhas pequenas, sem ponta, para tapeçaria, tamanhos 22, 24 e 26 são usadas para bordar. Quanto maior for o número, menor será a agulha. Use um tamanho de agulha que lhe facilite a colocação dos fios solicitados. Não utilize uma agulha grande para uma trama pequena, o que pode prejudicar a própria trama do tecido. A agulha com a linha precisa deslizar perfeitamente pela trama do tecido. Para se ter um trabalho confortável, sugere-se de usar a linha com 50cm de comprimento.
"
Para iniciaer a BORDAR".


1- Para iniciar o seu bordado, separe os fios um a um separadamente e os realinhe para passar pela agulha. Inicie o seu bordado deixando pelo lado direito, perto do seu ponto inicial, 4cm de linha para este ser arrematado posteriormente (método usado para 3 fios). Para terminar uma linha e começar uma nova, próximo aos pontos existentes, arrematar pelo avesso o ponto final da linha nos pontos já existentes. Quando possível, arremate usando tom sobre tom. O ideal para você bordar o seu trabalho será sempre começando da esquerda para a direita e de cima para baixo do seu gráfico (no tecido).

2- Método para ser usado em números pares (2, 4 e 6). Separe um fio de 1 metro, junte as duas pontas formando assim uma argola. Coloque as duas pontas na agulha insira no seu ponto inicial, de baixo para cima, deixando 4cm de fio no avesso, faça o seu meio ponto, arrematando este mesmo fio na argola já existente pelo avesso.



Vamos aproveita essa dica, e começa a bordar o ponto cruz? Você constatará que será uma ótima distração, e quem sabe até uma ótima forma de ganhar umdinheirinho extra, assim como eu.

Vou deixar para vocês alguns gráficos para bordarem com muito carinho e sem medo de errar.


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Então ,mãos à obra e divirtam-se.


"QUE CADA PONTO SEJA UM ATO DE LOUVOR À DEUS".


Com carinho.
Edil Tereza Pontes.








3 Comments:

Unknown said...

Sim, a cada ponto, que é uma cruz, pensemos no amor que Jesus derramou sobre nós pelo seu próprio sangue. .. Mas, a arte fica linda, né? Da forma como você explica até parece que 'dou conta de bordar". Vou tentar. Obrigada pela dica. Seu blog só traz informações preciosas. Parabéns!!!!!!!!!!

Faniquito said...

Oii, amiga !!!

Post completo e perfeito !!!

Agulhas nas mãos e ...vamo que vamo. Até apetece bordar.hehehe


Bom findi

Beijinhos

Ana

Unknown said...

Que graça, minha irmã... Tem amizade que são para sempre! Amei as fotos. Principalmente aquela que o menino lindo está aconchegando sua princesinha como se já fosse um homem capaz de protegê-la. Lindo... Parabéns!

 
©2007 Edil Pontes Por Jackelyne Pontes